System of Environmental Economic Accounting 2012
United Nations, 2014
It is the first international statistical standard for environmental-economic accounting. The SEEA Central Framework is a multipurpose conceptual framework for understanding the interactions between the economy and the environment, and for describing stocks and changes in stocks of environmental assets. It puts statistics on the environment and its relationship to the economy at the core of official statistics. This version of the SEEA is an outcome of much path-breaking work on extending and refining concepts for the measurement of the interaction between the economy and the environment. Regular compilation of environmental-economic accounts in countries as part of a programme of official statistics will foster international statistical comparability, provide policy-relevant information at national, regional and international levels, improve the quality of the resulting statistics and ensure a better understanding of the measurement concepts.
Avaliação da Sustentabilidade Ambiental em Bacias Hidrograficas mediante a aplicação do modelo P-E-R
Pedro Daniel da Cunha Kemerich, Sergio Roberto Martins, Masato Kobyama, Galileo Adeli Buriol, Willian Fernando de Borba, Luciana Gregory Ritter (Rev. Elet. em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, 2013)
Um instrumento fundamental para o gerenciamento de bacias hidrográficas é o conhecimento dos indicadores de sustentabilidade, descrevendo-se a dinâmica dos problemas ambientais existentes na área de interesse. Faz-se necessário identificar os indicadores de: Pressão que traduzem a utilização dos recursos naturais (solo, água e ar) e dos fatores de produção (fertilizantes, produtos fitofarmacêuticos e energia); Estado que avaliam os impactos sobre o solo, a água, o ar, a biodiversidade, os habitats e a paisagem; Resposta que expressam os esforços sociais e políticos que são desenvolvidos no sentido de melhorar o desempenho ambiental. O presente trabalho teve como objetivo demonstrar o uso de indicadores de sustentabilidade ambiental aliado à análise de vulnerabilidade natural à contaminação da água subterrânea em bacia hidrográfica. Com base no objetivo proposto, pode-se concluir que os indicadores de sustentabilidade aliados à aplicação de metodologias de análise de vulnerabilidade são capazes de identificar quantificar os impactos ambientais em bacias hidrográficas, especialmente em suas áreas mais susceptíveis a eventos danosos ao meio ambiente. Dessa forma é possível também identificar as medidas tomadas até o momento da avaliação e incrementá-las e/ou modificá-las tornando-as mais eficientes podendo estas serem direcionadas as áreas onde realmente se fazem necessárias, demonstrando assim a importância de tais instrumentos no gerenciamento de recursos naturais.
Modelo de valoração econômica dos impactos ambientais em unidades de conservação
Handbook on Environment Statistics
Asian Development Bank, 2002
The publication of the Handbook is the first attempt to address some of the existing methodological gaps in the field of environment statistics. It should be a useful guide to statisticians, environment experts, and government policy makers in their effort to develop a system for collecting environment statistics in the developing countries.
Avaliação Ambiental Integrada de Bacias Hidrográficas como Instrumento de Negociação entre a Política Ambiental e Políticas Setoriais: O Caso da Análise de Fragmentação do Rio Uruguai por Barragens
Rafael Cabral, Geraldo Lopes, Fábio Silveira , Sônia Conceição Assis - 2010
A Avaliação Ambiental Integrada (AAI) de Bacias hidrográficas é uma abordagem metodológica que vem sendo desenvolvida para organizar e integrar as informações de variáveis indicadoras de estado do ambiente para inúmeros processos significativos relacionados à fragmentação da rede hidrográfica, considerada como um sistema conectado tanto de jusante para montante, pelos fluxos de água e materiais em suspensão e dissolvidos, como pelos fluxos de jusante para montante, devidos aos movimentos migratórios dos seres vivos e através do transporte antrópico.
Avaliação Ambiental Integrada de Bacia Hidrográfica
Carlos E.M Tucci, Carlos André Mendes (Ministério de Meio Ambiente, 2006)
Este texto é uma edição da apostila que elaborei para o curso de Avaliação Ambiental Integrada de Bacia Hidrográfica. O treinamento proposto trata de desenvolver os conceitos essenciais sobre recursos hídricos, usos e impactos dos usos da água, integrados aos elementos fundamentais - dos ambientes naturais e antrópicos. Embora a abordagem seja abrangente, procura-se estabelecer as bases para o aprimoramento de conhecimentos mais detalhados dentro de vários componentes do conteúdo. Vários conceitos apresentados neste texto estão em evolução ao longo do tempo, em função do aprimoramento do conhecimento e da experiência adquirida com vários projetos e estudos de caso.
Neste sentido, e tratando-se de uma proposta de análise dos impactos na bacia hidrográfica dentro de uma visão integrada no espaço e dentro dos diferentes aspectos institucionais e sócio – econômicos, esta publicação deve ser vista como uma das contribuições ao desenvolvimento de conhecimentos para a gestão ambiental em bacias hidrográficas e não como uma norma metodológica.
Avaliação Ambiental Estratégica de Planos de Bacias Hidrográficas
Denise Gallo, Marcelo Pereira - 2013
A Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) é um instrumento de avaliação de impactos ambientais de Políticas, Planos e Programas (PPPs). Tendo em vista o planejamento dos recursos hídricos no Brasil, o objetivo deste artigo foi avaliar as contribuições da AAE para a elaboração de Planos de Bacias Hidrográficas no país, tendo como objeto de estudo a Bacia do Rio Pardo, no estado de São Paulo. Para tanto, realizaram-se entrevistas com colaboradores do Comitê e acompanhou-se o Grupo de Trabalho do Relatório de Situação dos Recursos Hídricos. Verificou-se que a aplicação da AAE permitiria a incorporação dos princípios de sustentabilidade ambiental no desenvolvimento dos Planos; a integração com outros PPPs correlatos; o levantamento e avaliação de impactos de alternativas de desenvolvimento na Bacia e a identificação de indicadores para o monitoramento do Plano de forma contínua.
Calidad Ambiental y Desarrollo de Cuencas Hidrográficas: un Modelo para Planificación y Análisis Integrados
Metodologies de caracterització i avaluació de l’estat ecològic i la biodiversitat per a la restauració fluvial
RICOVER (projecte de Restauració de rius del SUDOE europeu, 2010)
La determinació de l’estat ecològic s’ha basat sobretot en els protocols d’avaluació de la qualitat biològica dels rius (BIORI, Agència Catalana de l’Aigua, 2006a) i de la qualitat hidromorfològica dels rius. El procediment bàsic de mostreig i anàlisi de les dades es pot consultar a les pàgines web de l’Àrea de Medi Ambient de la Diputació de Barcelona, xarxa Ecostrimed i l’Agència Catalana de l’Aigua. De manera
sintètica i molt aclaridora, també es mostra al manual de diagnosi ambiental dels espais fluvials.
Per a l’obtenció i tractament de dades de biodiversitat dels diversos trams fluvials s’han escollit diversos grups florístics i faunístics representatius (macroinvertebrats aquàtics, peixos, amfibis, ocells, quiròpters, petits mamífers i grans mamífers). Tot i que bona part de la bibliografia referent als diversos grups faunístics ja ha estat aplegada prèviament per diversos autors, als apartats corresponents també es descriu l’específica d’estudi de cada grup.
Avaliação Ambiental Integrada de Bacias Hidrográficas através da Análise de Fragilidades Ambientais
- Relaciona as fases de diagnóstico da bacia e da análise ambiental distribuída
- Detalha a distribuição das fragilidades ambientais pixel a pixel e trecho a trecho, considerando a fragmentação da bacia hidrográfica
- Integra espacialmente os diferentes planos de informação gerados, de modo a construir uma visão integrada das fragilidades da bacia