Maria Aparecida Pereira Santos, Vagner Sales dos Santoss, Raimunda Moreira da Franca, Michele da Silva Chaves (Revista Verde, 2015)

A Microbacia III do rio Salgado é uma das cinco microbacias que compõem a sub-bacia do salgado e está situada ao sudoeste do Estado do Ceará, sendo esta a que mais utiliza as águas subterrâneas do aquífero médio. Este trabalho retrata a problemática das águas subterrâneas visando à superexplotação, e com a finalidade estabelecer debate e discutir sobre a maneira mais racional para o uso consciente das águas da área de estudo. Devido à prática de determinadas atividades, temos impactos negativos sobre as águas subterrâneas da referida região que afetam diretamente na sua quantidade provocando rebaixamento do nível freático do aquífero. Utilizando referencial teórico, podem-se avaliar as condições do recurso hídrico e propor recomendações. Os resultados apontam que hoje temos um percentual de área com 20,92% que estão comprometidos com nível de rebaixamento de 20 metros. Medidas precisam ser tomadas antes que as consequências sejam irreversíveis ao recurso e os instrumentos do âmbito legal necessitam de uma efetiva aplicabilidade para evitar que esse contexto se aplique para outras áreas.

Thiago de Norões Albuquerque, Wladya Maria Mendes de Oliveira, Bárbara da Silva Castro, Belarmino Ferreira de Albuquerque (V Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2014)

O uso inadequado das águas bem como a ausência de tratamento dos efluentes gerados nas diversas atividades pode alterar drasticamente a qualidade da água quando retornados aos corpos hídricos afetando os mais diversos usos a que essas águas se destinam, assim o objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade da água utilizada pelas comunidades próximas ao recurso hídrico rio Salgado, comparando o Índice de Qualidade das Água e o Índice do Estado Trófico quanto aos seus resultados, discutindo as possíveis causas e propondo medidas que auxiliem a melhoria da qualidade das águas utilizadas nessa região. Foram analisados 8 laudos de amostra referentes ao ponto em questão no intervalo de dois anos (2012 – 2013), concluindo que o corpo hídrico sofre com o constante lançamento de efluente de características doméstico, esses degradam a qualidade da água produzindo baixo valore de IQA e alto valores de IET sendo intensificado no período de estiagem por conta da redução do volume de água afluente e os principais responsáveis por essas alterações são a elevada concentração de DBO, Coliformes Fecais, Fósforo e as reduzidas concentrações de oxigênio dissolvido disponíveis no meio.

Maria Rosa Mistica Correia Leite, Agnis de Oliveira Lima, dagmar landim silva, Jose Leonardo da Silveira Guimaraes, Rodolfo Jose Sabia (ENEGEP, 2013)

A água é um recurso natural de fundamental importância para todos os seres vivos. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar a influência na qualidade de águas superficiais de concentrações de Cr, Cd, Cu, Ag, Pb e Ni por espectrrofotometria de absorção atômica de chama em pontos estratégicos da Microbacia III do rio salgado da cidade de Juazeiro do Norte - CE, região do Cariri, contextualizando também a problemática ambiental que a indústria de folheados acarreta na localidade e a realidade existente das empresas desse setor. Utilizou-se de estudos bibliográficos, pesquisas de campo e entrevistas junto aos órgãos responsáveis pela fiscalização desse setor e as empresas de folheados, que são grandes contribuintes para os impactos ambientais da região.