2013

O plano estadual de resíduos sólidos constitui um instrumento que permite ao estado programar e executar as atividades capazes de transformar a situação atual dos resíduos sólidos às condições esperada pela população e planejadas pelo poder público considerando as dimensões políticas, econômica, ambiental, cultural e social.

2013

O presente plano de mobilização social busca assegurar a participação e o controle social na construção do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS).

O PERS constitui um conjunto de ações voltadas à busca de soluções para os problemas resultantes do inadequado gerenciamento dos resíduos sólidos. Através de uma gestão integrada que contempla as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, com controle social e sob a premissa do desenvolvimento sustentável. Desta forma se faz necessário mobilizar os atores sociais envolvidos direta e indiretamente na questão da geração e destinação dos resíduos em nosso estado.

Fortaleza - 2015

O PERS constitui um conjunto de ações voltadas à busca de soluções para os problemas resultantes do inadequado gerenciamento dos resíduos sólidos e deverá contribuir com as seguintes orientações:

  • Apontar caminhos e orientar investimentos;
  • Subsidiar e definir diretrizes para os planos das regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões; 
  • Subsidiar e definir diretrizes para os planos municipais de gestão integrada e para os planos de gerenciamento dos grandes geradores de resíduos;
  • Mobilização da sociedade nos níveis nacional, regional e local; 
  • Incentivar os municípios, estados e outros atores sociais a buscar recursos através de linhas de financiamento para programas de resíduos sólidos no ambiente federal.
Attachments:
Download this file (1. cartilha_gaia_FINAL_revisado.pdf)Conhecendo o PERS

2014

  • Aspectos Econômicos da Prestação dos Serviços de Limpeza Pública e Manejo de Resíduos Sólidos: Sustentabilidade e Financiamento 
  • Sistema de Informações de Resíduos Sólidos
  • Desenvolvimento Institucional, Tecnológico, Capacitação Profissional e Educação Ambiental
  • Regularização e Fiscalização da Prestação dos Serviços de Limpeza Pública e Manejo de Resíduos Sólidos: aspectos institucionais, cooperação federativa e participação do Estado
  • Mecanismos de Cobrança dos Serviços de Limpeza Pública e Manejo de Resíduos Sólidos

2015

Neste documento pretende-se realizar uma análise prospectiva da situação futura da gestão de resíduos sólidos no território cearense por meio da construção de cenários, metodologia mais apropriada para o desenho de ambientes futuros e alternativos, quando as consequências de decisões de hoje acontecerão.

Cenários são hipóteses de situações possíveis, imagináveis ou desejáveis, que permitem uma reflexão sobre as alternativas de futuro, reduzindo as diferenças de percepção entre os agentes envolvidos e possibilitando uma melhor tomada de decisão por parte dos gestores públicos. Estes cenários servirão de referencial para o planejamento no horizonte temporal adotado, refletindo as expectativas favoráveis e desfavoráveis para aspectos relacionados à gestão de resíduos, como incorporação de novos procedimentos e de novas capacidades gerenciais.

2015

Nesta publicação, abordaremos temas importantes dispostos em subcapítulos que descrevem: O diagnóstico da gestão dos Resíduos Sólidos, Caracterização socioeconômica, Áreas Degradadas, Atividades Geradoras de Resíduos Sólidos e a Situação dos Resíduos Sólidos do Estado.