A primeira reunião foi realizada no dia 23 de maio no Auditório CODICE de Aracajau. Nesta reunião estiveram presentes representantes da SEMARH-SE, que se pronunciou a respeito da importância da construção da Política Estadual de Gerenciamento Costeiro, bem como da participação das instituições públicas e privadas por meio das suas contribuições para uma adequada elaboração da mesma. Na sequência apresentaram-se os instrumentos de gerenciamento de âmbito federal como PMGC, SIGERCO e o SMA. Na mesma fala apresentou-se a área de abrangência costeira estadual, divida em três regiões. Foi dado o destaque ao Projeto Orla, que já elaborou os diagnósticos de alguns municípios que fazem parte da área de abrangência já citada. Dando continuidade à apresentação, tratou-se da importância da Comissão Técnica Estadual de Gerenciamento Costeiro e a sua composição e representação. Foi apresentada a proposta para o CTE-GERCO/SE- 2017 através da rearticulação e mobilização da comissão e a avaliação e acompanhamento das atividades.
Foi feita uma contextualização da região costeira no Brasil, no estado de Sergipe e foi apresentado o objetivo geral da proposta, sua contextualização, os seus desafios e o arcabouço legal frente às problemáticas da erosão costeira, fragilidade da biodiversidade entre outros. Os objetivos específicos do projeto serà melhorar o conhecimento da zona costeira, ordenar os usos das atividades na zona costeira, elaborar uma minuta de Projeto de Lei para a política estadual e ampliar a participação pública no planejamento para a real efetivação da lei.
Em sequência, foram apresentados os produtos que serão gerados, divididos em 6 (seis) e os relatórios complementares que estão divididos em 5 (cinco). Após é apresentado o fluxograma com as etapas de trabalho a serem realizadas desde a realização deste momento inicial, de coleta de informações, avaliação das informações coletadas, consultas públicas, aprovação do plano e estruturação da minuta do projeto de lei.