Boas práticas

MEDIDAS ANTI-INUNDAÇÃO PARA ESTAÇÕES DO METRÔ

LUGAR DE IMPLEMENTAÇÃO

Tóquio (Japão), Barcelona (Espanha), Copenhague (Dinamarca), New York (Estados Unidos)

AGENTES ENVOLVIDOS

Proprietários da infraestrutura do metrô

RISCO OBSERVADO

Chuva, Inundação/alagamento

MODO DE TRANSPORTE

Metrô

OBJETIVO

Impedir inundações do metrô provocadas pelo transbordo de rios, enchentes repentinas ou chuvas.

DESCRIÇÃO DA MEDIDA

Os sistemas de metrô de diferentes cidades têm implantando medidas de controle de enchentes para garantir a segurança dos passageiros, focadas em impedir fisicamente a entrada de água  nos espaços subterrâneos. As principais medidas adotadas são as listadas na sequência:

  • Placas de parada de água: em Tóquio foram instaladas placas em todas as entradas das estações, exceto aquelas localizadas em terrenos elevados ou que de outra forma têm pouco risco de inundação. As placas de parada de água são compostas por duas placas de alumínio de 35 cm de altura instaladas na parte inferior das aberturas das entradas das estações.

Barcelona usa um sistema semelhante. 2 ou 3 degraus são colocados na entrada das estações do metrô para criar um desnível e evitar que a água entre na estação. As estações que possuem esse sistema são principalmente aquelas que ficam próximas ao litoral.

No novo anel subterrâneo do metrô de Copenhagen também foram elevados em 2019 os pisos onde se encontram as entradas e instalações técnicas (foi realizado nas linhas antigas quando possível).

  • Portas impermeáveis: em Tóquio foram instaladas portas impermeáveis ​​nas entradas de estações localizadas ao nível do mar, assim como em estações que sofreram grandes inundações no passado. As portas são eficazes contra enchentes pois elas podem vedar espaços desde o chão até o teto. 

No caso do metrô de Nova York, foram instalados 65 portões flexíveis (flexgates) na parte baixa de Manhattan. Esses portões são horizontais, cobrindo totalmente a entrada e as escadarias das estações. Os portões são em realidade uma capa que fica enrolada em um contêiner perpendicular à entrada do metrô, pronta para se desenrolar por uma única pessoa em poucos minutos, horizontalmente, ao longo de toda a abertura da escada.

Muros de contenção em forma de U: a cidade de Tóquio construiu estruturas localizadas nos limites dos túneis ferroviários à medida que eles emergem do subsolo. A altura e elevação dos muros foram determinadas com base em informações como a maré alta recorde para a área de Tóquio.

Muros de contenção para evitar a inundação da infraestrutura ferroviária em Tóquio

Portões estanques: evitam que a água entre nos túneis pelo lado de fora e atuam como barragem quando o fundo dos rios colapsam e inundam os túneis com água. Na cidade de Tokyo estão atualmente instalados em duas entradas para túneis e no interior de cinco túneis. No caso de Copenhague, as comportas à prova de inundação foram instaladas ao longo dos túneis, tanto nas novas linhas quanto nas antigas.

Barreira de prevenção de inundações: são instaladas em torres de ventilação que estão localizadas em níveis abaixo da maré alta recorde para a área de Tóquio. Também são colocadas em aberturas de ventilação que podem sofrer inundações devido às declividades das estradas circundantes e outros fatores ambientais, como inundações anormais ocorridas devido a fortes chuvas ou o rompimento de condutos de água, por exemplo. As barreiras podem resistir a inundações de até 2 m de profundidade e estão instaladas em 915 das 960 aberturas de ventilação na rede da área metropolitana de Tóquio.

arreira de prevenção de inundações utilizadas em Tóquio

CUSTO

9,6 M€ (Copenhaguen).

REFERÊNCIAS

Aoki, Y., Yoshizawa, A., & Taminato, T. (2016). Anti-inundation measures for underground stations of Tokyo Metro. Procedia engineering, 165, 2-10.

http://railknowledgebank.com/Presto/content/GetDoc.axd?ctID=MTk4MTRjNDUtNWQ0My00OTBmLTllYWUtZWFjM2U2OTE0ZDY3&rID=NTQzMQ==&pID=Nzkx&attchmnt=True&uSesDM=False&rIdx=NDIxMA==&rCFU=

https://climate-adapt.eea.europa.eu/metadata/case-studies/integrating-adaptation-in-the-design-of-the-metro-of-copenhagen

https://www.fastcompany.com/90434614/new-york-is-flooding-its-subway-stations-to-better-prepare-for-climate-change

https://www.floodpanel.com/protecting-the-nyc-transit-system/

https://www.politico.eu/article/copenhagen-warming-climate-flooding/

https://www.foreground.com.au/planning-policy/water-coming-copenhagen-good-design-best-defence/https://www.bloomberg.com/news/articles/2016-08-19/new-york-city-mta-aims-for-flood-resiliency-with-tunnel-plugs-flex-gates-and-vent-covers