Boas práticas

PINTURA DE FERROVIAS

LUGAR DE IMPLEMENTAÇÃO

Diferentes países na Europa (Regne Unit, Suïssa i Itàlia)

AGENTES ENVOLVIDOS

Proprietários da infraestrutura ferroviária

RISCO OBSERVADO

Calor

MODO DE TRANSPORTE

VLT, Trem

OBJETIVO

Aumentar o reflexo dos trilhos para evitar o superaquecimento e problemas relacionados.

DESCRIÇÃO DA MEDIDA

Para evitar o sobreaquecimento dos trilhos (e as deformações provocadas) na Itália optou-se nos últimos 10 anos por pintá-los de branco. O tratamento é feito tanto no meio da linha quanto na estação e permite reduzir a temperatura do trilho. 

Em 2014 a American Railway Engineering and Maintenance-of-Way Association (AREMA) publicou em um estudo indicando que o uso da pintura branca podia reduzir a temperatura atê 10ºC. 

Outros países como a Alemanha, Áustria, Suíça, Reino Unido, baseados nas experiências da Itália, também pintam de branco parte dos trilhos em determinadas linhas ferroviárias para que os trilhos absorvam menos calor e, portanto, reduzir os riscos de expansão e deformação do metal. 

Na Suíça, se uma via férrea entortar ou for deformada em mais de 50 milímetros, a circulação de trens paralisa-se. Durante o verão de 2015, o calor afetou os trilhos da Rhaetian Railway de forma tão severa que os trens foram temporariamente parados entre as cidades de Arosa e Chur, e o serviço foi substituído por um ônibus. O Instituto Federal Suíço de Tecnologia ETH Zurique avaliou que o uso de pintura branca nos trilhos permitira reduzir a temperatura dos trilhos em 7ºC. Em base nisso, em 2018, a Rhaetian Railway, iniciou um teste num trecho de 300 metros na linha ferroviária de Graubünden, entre as cidades de Küblis e Fideris. A pintura foi aplicado em Junho, antes dos períodos mais calorosos. 

Na Alemanha, a Deutsche Bahn (DB) pintou em 2019 cerca de 1 km da linha de alta velocidade entre Hanover e Würzburg com tinta branca para prevenir o problema de superaquecimento dos trilhos e deformações das vias durante as ondas de calor. Após o teste foi verificada uma redução da temperatura de 7ºC.

CUSTO

Sem dados

REFERÊNCIAS

https://www.networkrail.co.uk/stories/how-we-prevent-tracks-from-getting-too-hot/

https://www.swissinfo.ch/eng/extreme-heat_swiss-railway-field-tests-white-paint-to-keep-tracks-from-buckling/44287044

https://pwayblog.com/2016/09/16/white-rails/

https://www.devonlive.com/news/devon-news/railway-lines-being-painted-white-1724535

https://www.railway-technology.com/features/solution-to-overheated-rail-tracks/

https://scalaenne.wordpress.com/2016/07/30/binari-bianchi/