Roteiro Temporada

ROTEIROS TURÍSTICOS PARA APROVEITAR A TEMPORADA DE VERÃO NO LITORAL PARANAENSE

A temporada de verão, estação favorita do povo brasileiro, começa no dia 21 de dezembro e termina no dia 10 de março de 2019. Muitas pessoas do estado e de outras partes do país chegam à região litorânea paranaense para as festividades de final de ano e para desfrutar alguns dias de férias. O que muitos desconhecem é a possibilidade de variar a programação com roteiros diferentes que podem ser realizados além do turismo de sol e praia. A equipe do Plano para o Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná, o PDS_Litoral, reuniu dicas de outras alternativas turísticas para a temporada e que podem ser realizadas durante o ano inteiro também.

Turismo cultural 

Andar por locais históricos do litoral é possível. As cidades de Antonina, Guaraqueçaba, Morretes e Paranaguá possuem centros históricos com construções centenárias. Na Ilha da Cotinga, em Paranaguá, por exemplo, os visitantes encontrarão ruínas e vestígios dos primeiros colonizadores do Paraná. Já em Morretes, é possível explorar o Parque Estadual do Marumbi e o Caminho do Itupava, trilha histórica aberta entre 1625 e 1654 por indígenas e mineradores com o objetivo de ligar Morretes a Curitiba. 

As festas culturais também são ótimas opções para conhecer ainda mais as tradições locais, como o Festival do Blues em Antonina. Já em Paranaguá acontecem dois eventos com o principal objetivo de divulgar a tradição do Fandango, manifestação cultural típica do litoral. A Festa do Fandango é realizada sempre no dia 26 de setembro, já o Baile Tradicional do Fandango acontece todo primeiro sábado do mês.

A Rede Caiçara de Turismo Comunitário é uma ótima opção para quem conhecer a cultura local e busca hospedagem familiar. Atuando de forma autônoma, a Rede tem um funcionamento simples: cada comunidade possui um grupo de ´anfitriões´ capacitados para receber os visitantes. Oferecem almoço típico, hospedagem familiar ou casa para alugar, oficinas (cestaria), passeios e condução de trilhas. Fazem parte as comunidades de Eufrasina, Piaçaguera, São Miguel, Ponta do Ubá e Ilha dos Valadares.

Você ainda pode levar um pedacinho da história do litoral. Isso é possível com os artesanatos locais que refletem toda a diversidade étnica da região. O Mercado do Artesanato e o Mercado Municipal do Café, ambos em Paranaguá, são locais ideais para encontrar os produtos.

Ecoturismo e turismo de aventura

Para quem gosta de natureza e aventuras encontrará no litoral paranaense excelentes opções. Passeios náuticos irão proporcionar momentos inesquecíveis em contato com a natureza, sendo possível conhecer a baía de Antonina e Guaratuba, além de diversas ilhas, entre elas a Ilha do Superagüi e a Ilha dos Papagaios, as duas localizadas em Guaraqueçaba. Não podemos esquecer a Ilha do Mel, um dos principais destinos dos turistas que buscam a natureza. 

No litoral ainda é possível realizar o clicloturismo, com rotas que passam por atrativos históricos dos municípios, além de estradas rurais. Já para os amantes do montanhismo, os principais locais para conhecer são o Conjunto Marumbi e o Morro do Sete, em Morretes, e o Parque Estadual Pico Paraná, em Antonina. Arvorismo, atividades verticais, como o rapel e rafting, também são excelentes opções para quem busca aliar momentos de aventura com uma bela vista. 

No município de Antonina você encontrará o Vale do Gigante, roteiro de ecoturismo localizado aos pés do Pico Paraná (abrange as comunidades do Bairro Alto, Cachoeira de Cima, Cacatú, Rio do Nunes e Faisqueirinha), uma iniciativa de empreendedores que querem mostrar que a área rural também tem opções turísticas para aproveitar durante vários dias e não apenas em épocas de temporada. Detalhe: a montanha que dá nome ao roteiro é a mais alta do sul do país, com 1.877 metros de altura. O local possui hospedagem, alimentação, serviço de guia, observação de flora e fauna e aventura.

Turismo gastrônomico 

Além de belezas naturais, quem visita o litoral paranaense encontrará restaurantes que oferecem novos sabores em cada prato. Além de frutos do mar, o Barreado é destaque em Morretes, Antonina e Paranaguá. O prato começou a ser consumido no litoral no século 18 devido à colonização portuguesa. 

Também é possível se deliciar com as iguarias feitas de banana, como a conhecida bala de banana e também sua versão em chips. A farinha de mandioca, tradicional na gastronomia caiçara, também é muito utilizada na preparação de alimentos e de alguns acompanhamentos. Chips de mandioca dão o tom na hora de se fazer um lanchinho rápido. A cachaça de Morretes, que está ganhando ares de celebridade, também é bastante consumida e uma ótima opção para quem quiser experimentar. Em Pontal do Paraná, os turistas podem experimentar um prato que mistura peixe com banana, o Cambira, e em Guaratuba, na Estrada do Cabaraquara, você encontrará o Circuito das Ostras. 

Turismo religioso

Nas cidades do litoral, os visitantes encontrarão diversos santuários, destacando-se o Santuário de Nossa Senhora do Rocio, onde acontece anualmente a Festa do Rocio, a Catedral Nossa Senhora do Rosário e a Igreja São Benedito, em Paranaguá. Em Morretes, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto e a Igreja de São Benedito se destacam. Em Guaratuba, os devotos podem conhecer a Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso, que data do século 18. Guaraqueçaba possui a bela Igreja de Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões e Antonina conta com a Igreja Nossa Senhora do Pilar.

Com informações: Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *