PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL DA ILHA DO MEL (2012)
O Plano de manejo do parque estadual da Ilha do mel esta estruturado em 4 encartes:
- ENCARTE 1 – CONTEXTUALIZAÇÃO DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: O Encarte I aborda as características da Unidade de Conservação (UC) contextualizando-a em três importantes cenários: Internacional, Federal e Estadual, além de ressaltar a situação histórica e geográfica local, visando a sua identificação e alternativas para sua gestão e manejo.
-
ENCARTE 2 – ANÁLISE DA REGIÃO DO PARQUE ESTADUAL DA ILHA DO MEL: O Encarte 2 contextualiza a região onde o Parque Estadual da Ilha do Mel está inserido. Entende-se por Região o município que abriga a Unidade de Conservação (UC) e os municípios que, por ventura, venham a contribuir de alguma forma, direta ou indireta, com o Parque Estadual. Para o presente Plano de Manejo, considerou-se a Região da UC como os municípios de Paranaguá e Pontal do Paraná. Também foram feitas inferências sobre o município de Guaraqueçaba.
-
ENCARTE 3 – ANÁLISE DO PARQUE ESTADUAL DA ILHA DO MEL: No Encarte 3 é apresentado o diagnóstico do Parque Estadual da Ilha do Mel, com informações gerais sobre a UC, além da análise de seus fatores bióticos, abióticos, culturais e socioeconômicos. São indicadas as atividades desenvolvidas – tanto as apropriadas, quanto as conflitantes – e a infraestrutura disponível. Tais dados provêm da análise de fatores múltiplos do Parque e são finalizados com um resumo onde se declara a sua relevância.
-
ENCARTE 4 – PLANEJAMENTO DO PARQUE ESTADUAL DA ILHA DO MEL: O Encarte 4 aborda o Planejamento do Parque Estadual da Ilha do Mel e da Zona de Amortecimento, abordando a visão geral do processo de elaboração do Plano de Manejo, a avaliação estratégica do Parque, os objetivos específicos de manejo, o zoneamento e o planejamento por áreas de atuação, bem como o cronograma físico, considerando o horizonte de cinco (5) anos previstos para a sua implementação.