DECLARAÇÃO DA UNESCO
Reafirmando seu compromisso com a conservação e uso sustentável da Mata Atlântica, é com grande prazer que a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) disponibiliza o Anuário Mata Atlântica 2017, dando continuidade ao monitoramento do Bioma em relação ao cumprimento das Metas de Aichi 2020 da Convenção da Diversidade Biológica (CDB).
Reafirmando seu compromisso com a conservação e uso sustentável da Mata Atlântica, é com grande prazer que a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) disponibiliza o Anuário Mata Atlântica 2017, dando continuidade ao monitoramento do Bioma em relação ao cumprimento das Metas de Aichi 2020 da Convenção da Diversidade Biológica (CDB). As edições de 2012 e 2013 registraram a evolução no cumprimento dos cinco grandes objetivos e das 20 metas globais estabelecidas no Plano Estratégico de Metas de Aichi, aprovado na 10ª Conferência das Partes (COP-10) da CDB realizada em Nagoya, Japão, em 2010. A edição de 2014, por sua vez, tomou como referência as 20 Metas Nacionais de Biodiversidade para 2020, baseadas nas Metas de Aichi e definidas em 2013 pela Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio) para o Brasil.
Esta edição de 2017 objetiva fazer uma avaliação do andamento das ações para o cumprimento das metas nacionais, decorrido metade do prazo estabelecido de dez anos pela CDB, indicando também ações consideradas estratégicas para superar os desafios colocados por tais metas.